Visual Basic 6

Introdução

Quando se pensa em Windows, algumas palavras nos vêm à cabeça, tais como: interface gráfica, objetos, ícones, janelas, mouse, botões, etc., e, como o próprio nome diz, janelas. Aliás, uma verdadeira confusão de janelas: maximizadas, restauradas ou minimizadas;
pop-up’s, modais ou não-modais; caixas de mensagem ou de diálogo; janelas mães e janelas filhas. Logicamente, então, o ponto de partida para a programação em ambiente Windows só poderia ser uma janela, pois é através dela que o usuário vai interagir com um sistema. O Microsoft Visual Basic é um pacote para desenvolvimento de aplicações visuais para ambiente Windows baseado na linguagem de programação Basic. É orientado a eventos, o que quer dizer que trata ocorrências que dão início a alguma rotina de trabalho: o programa fica parado até que algo aconteça. Quer dizer também que ele permite o uso de objetos, mas não a sua criação, pois não é uma linguagem orientada a objetos. Objetos são estruturas que combinam propriedades e métodos. As propriedades são características dos objetos, que podem ser acessadas e/ou alteradas pelo programador tanto em tempo de projeto (quando o projeto está sendo desenvolvido) quanto em tempo de execução (quando o aplicativo está sendo executado). Já os métodos são rotinas internas ao objeto que servem para executar determinadas ações. Para exemplificar, pense em uma bicicleta azul. A cor azul é uma característica da bicicleta, ou uma propriedade dela. Já um método seria o ato de pedalar, que é a rotina necessária para fazer a bicicleta andar. Para programação em VB, usamos uma versão da linguagem Basic estruturada para a construção de procedimentos e funções que podem estar associados aos eventos dos objetos de sua aplicação. O VB também faz uma verificação automática de sintaxe dos comandos, e possui recursos avançados de compilação e rastreamento de erros.

INICIANDO O VB 6

Clique no botão Iniciar do Windows, depois em Programas, e procure uma opção chamada Microsoft Visual Basic 6.0. Clique nela, e será exibida durante alguns segundos uma tela de apresentação do VB, enquanto o software está sendo carregado. Depois disso, aparecerá uma janela onde você deve indicar o tipo de projeto que deverá ser iniciado
Para iniciar um novo projeto, escolha a opção Standard EXE na aba New. As demais opções dessa aba iniciam outros tipos de projetos, que não serão abordados nesse curso por tratarem-se de programação avançada, como a criação de controles ActiveX; A aba Existing serve para abrir um projeto já existente; Finalmente, a aba Recent contém os projetos mais recentemente utilizados, e pode ser usada para abrir um deles de maneira mais rápida que na aba Existing.

A tela do VB

Ao se utilizar o VB, tem-se a impressão que estamos “esculpindo” nossa aplicação diretamente no Windows. Isto se deve ao fato de que ele não possui uma janela que ao ser maximizada ocupe toda a área de trabalho. Na verdade, o VB é constituído apenas por uma barra de títulos, uma barra de menus e uma barra de ferramentas (veja a figura na próxima página). Dessa forma, quando construímos os nossos formulários estamos vendo exatamente como eles aparecerão no Windows. As janelas auxiliares, que podem ser a caixa de ferramentas, a janela de propriedades, a janela imediata, etc., aparecem “flutuando” na área de trabalho do Windows. Os principais componentes da interface do VB são os seguintes:

A janela Projeto (Project)
No VB, sempre que pensamos em uma aplicação, pensamos em um projeto, que é o conjunto dos arquivos que compõem a aplicação. Esses arquivos podem ser formulários ou módulos. Existem outros arquivos que compõem um projeto, tais como controles customizados (Custom Controls), bibliotecas de funções, etc. Entretanto, estes não são parte integrante do arquivo que o VB gera. No VB, cada componente de um projeto está em um arquivo separado, que pode ser visualizado e acessado através da janela Projeto.
Formulários (Forms)
No VB, as janelas são chamadas de formulários. Sempre que se começa a desenvolver uma nova aplicação, o VB nos fornece um formulário vazio como ponto de partida, e atribui a ele o nome provisório de Form1. Podemos inserir diversos tipos de controles neste formulário, controles estes que estão representados por botões na caixa de ferramentas.
A caixa de ferramentas (Toolbox)
Procure na figura a caixa de ferramentas do VB. Ela geralmente está à esquerda do formulário, e contém os botões correspondentes aos controles que podem ser adicionados a ele.
Controles
Os controles são arquivos com extensão OCX e constituem a base da programação visual do VB, além de poderem ser utilizados em qualquer outro aplicativo ou linguagem que aceite objetos com esse padrão. Existem dois tipos básicos de controles: internos ou padronizados e personalizados ou customizados. Basicamente, os controles padronizados fazem parte do “corpo” do VB e são disponibilizados na caixa de ferramentas quando se inicia um novo projeto. Já os customizados podem ou não ser fornecidos junto com o VB, dependendo da versão utilizada, e precisam ser incluídos no projeto pelo programador - quando se inclui um controle customizado em um projeto, aparece um novo botão na caixa de ferramentas.
Aliás, qualquer pessoa pode criar um controle OCX (o próprio VB permite isso), existindo inclusive vários deles que são comerciais, desenvolvidos por software-houses especializadas. A utilização dos dois tipos de controles é rigorosamente a mesma: ambos possuem propriedades e métodos, respondem a eventos, aparecem na caixa de ferramentas, e são manipulados da mesma forma.
A diferença é que os customizados não estão disponíveis enquanto não forem explicitamente incorporados à caixa de ferramentas do VB pelo programador. Mas, depois que isso acontece, tudo fica transparente.

A propriedade Name
A propriedade Name determina o nome de um objeto. Todos os objetos dentro de um projeto, incluindo formulários e controles, precisam ter um nome, pois é através desse nome que nos referimos a eles quando estamos escrevendo o código. Quando você inicia o VB, o formulário apresentado recebe o nome genérico de Form1; da mesma maneira, os controles recebem nomes genéricos: Command1, Command2, CommandN para os botões de comando; Text1, Text2, TextN para as caixas de texto, e assim por diante. É recomendável, porém, que os objetos recebam nomes mais descritivos e de fácil memorização e identificação, especialmente aqueles usados com muita freqüência, como caixas de texto e labels. Em casos especiais – barras de botões, timers, barras de status e outros mais usados.
Raramente – esse cuidado pode ser dispensado.

A propriedade Name de um objeto deve sempre iniciar com uma letra, possuir no máximo 40 caracteres, e pode incluir números e o caracter sublinhado “_”, mas não pode incluir espaços nem sinais de pontuação. Existe uma convenção usada para a nomeação dos objetos, normalmente adotada como regra pelos programadores VB, que determina a adoção de um prefixo de duas ou três letras minúsculas identificando o tipo do objeto, seguido do nome propriamente dito. Por exemplo: se você quiser chamar um formulário de Aviso e usar a convenção, deverá determinar para a propriedade Name o valor frmAviso, pois “frm” é o prefixo que identifica um formulário. O uso regular dessa convenção ajuda na documentação de um projeto, facilitando muito sua manutenção. Veja na tabela a seguir os prefixos convencionais utilizados para a propriedade Name dos objetos mais comuns do VB:

Objeto.................................................................Prefixo..............................Exemplo
Formulário.............................................................frm.................................frmMenu
Caixa de Figura (PictureBox)................................pic..................................picFoto
Legenda (Label)...................................................lbl................................lblResultado
Caixa de Texto (TextBox)....................................txt...................................txtAviso
Moldura (Frame)..................................................fra..............................fraConceito
Botão de Comando (CommandButton)...............cmd.............................cmdApagar
Caixa de Verificação (CheckBox).......................chk..............................chkNegrito
Botão de Opção (OptionButton)........................opt...................................optSexo
Caixa de Combinação (ComboBox)...................cbo.............................cboCidades
Caixa de Listagem (ListBox)...............................lst................................lstClientes
Barra de Rolagem Horizontal (HScrollBar)..........hsb..................................hsbIdade
Barra de Rolagem Vertical (VScrollBar)..............vsb...................................vsbTaxa
Temporizador (Timer).........................................tmr...............................tmrAlarme
Caixa de Listagem de Unidades (DriveListBox)...drv............................drvUnidades
Caixa de Listagem de Diretórios (DirListBox)......dir................................dirDestino
Caixa de Listagem de Arquivos (FileListBox).......fil...............................filArquivos
Forma (Shape)...................................................shp...........................shpQuadrado
Linha (Line)........................................................lin................................linDivisão
Caixa de Imagem (Image)...................................img.................................imgCarro
Controle de Dados (DataControl)......................dat................................datBancos
Grid..................................................................grd.............................grdConsulta
Menu................................................................mnu...............................mnuEditar
Banco de Dados (DataBase).............................db.......................dbContabilidade
Conjunto de Registros (RecordSet)...................rs................................rsDespesas
Conexão com provedor de dados (Connection)....cnn................................cnnDados



                                                         POR HOJE FICAMOS POR AQUI....
AGORA CABE A SI A IMPLEMENTAÇÃO DO CONHECIMENTOS AQUI ADQUIRIDOS..
                                                               .ATÉ A PROXIMA...

                                                   POR:Akiryan Dos Anjos (Sennin)







Nenhum comentário:

Postar um comentário